Páginas

terça-feira, 6 de maio de 2014

9 roteiros incríveis na região de Cananeia

Recentemente publicamos os 10 pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer em Cananeia de acordo com a opinião das pessoas que acompanham a nossa PÁGINA NO FACEBOOK. Hoje o Cidade Ilustre vai apresentar 9 roteiros incríveis na região de Cananeia para satisfazer aqueles viajantes com um pouco mais de tempo que queiram expandir suas viagens para além das fronteiras cananeenses gastando até 2 horas de viagem, tanto de barco como de carro. Foram inclusos roteiros das cidades de Paranaguá, Guaraqueçaba, Ilha Comprida, Pariquera-Açu, Sete Barras, Eldorado e Iporanga. Acredite, essa lista vai te surpreender! Confira:

1 - Ilha Comprida

A Ilha Comprida tem acesso de Cananeia por balsa e em dias de muito movimento a dica é fazer reserva para fazer a travessia em um sistema de hora marcada, se a intenção for ir de carro. Existe uma linha de ônibus que leva os pedestres à praia de hora em hora. 
O Boqueirão Sul (lado sul da Ilha) é a praia mais frequentada por aqueles que vêm a Cananeia, tem alguns quiosques na entrada, mas o melhor é caminhar até o fim, onde a praia fica completamente deserta, e ter a melhor vista das ilhas do Cardoso e do Bom Abrigo.
A melhor dica é pegar o ônibus (Não é o melhor ônibus do mundo, mas temos que considerar a corrosão pela maresia) que sai da balsa as 7h da manhã que segue até Pedrinhas, uma vila de pescadores. Como não tem estrada, o ônibus segue pela areia da praia e essa oportunidade você não encontra todo dia, pelo menos no Estado de São Paulo isso é único. A visão é incrível e além disso nesse caminho encontram-se as últimas dunas do Estado de São Paulo. E também existe a possibilidade de descer em qualquer ponto da praia, apenas informe-se sobre os horários de volta com o motorista. O passeio também pode ser feito de carro porém no trecho há muitos rios para atravessar e a tábua de marés deve ser consultada.





2 - Trilha do Telégrafo


A Trilha do Telégrafo foi construída por escravos à mando de Dom Pedro I entre Cananeia/SP e Guaraqueçaba/PR, recebeu pavimentação de pedras em 1840 e com o objetivo de interligar a Capital do Império, Rio de Janeiro, ao sul do país recebeu em 1870 postes telegráficos vindos da Europa.
São somente 12 km unindo as vilas de Santa Maria em Cananeia e Boituva (Batuva) em Guaraqueçaba. "Somente" se ela não fosse considerada por jipeiros como a mais difícil trilha do Brasil e entre os cicloturistas há quem divida a humanidade em dois grupos: aqueles que já pedalaram a Trilha do Telégrafo e os que não. 
Portanto se você procura algo desafiador, encontrou!



3 - Parque Estadual de Jacupiranga - Núcleo Caverna do Diabo

A apenas 2 horas de Cananeia, no município de Eldorado, você encontra um roteiro muito diferente do habitual, afinal não é todo dia em que entramos em cavernas por aí, mas no Núcleo Caverna do Diabo isso é possível. Confira:



4 - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR)

Continuando o roteiro de cavernas temos o PETAR, que fica um pouco mais a frente no município de Iporanga. Ele abriga a Caverna Santana, a maior caverna do Estado de São Paulo, e também a caverna com o maior pórtico do mundo, a Caverna Casa de Pedra. Além de ser a maior concentração de cavernas da América do Sul (+ de 350) e a segunda região de concentração delas no mundo.
Caverna Casa de Pedra


5 - Vale das Ostras

Também em Eldorado, a 81 km de Cananeia, fica o Vale das Ostras que é formado pelo Ribeirão das Ostras, o mesmo que atravessa toda a Caverna do Diabo e que forma 9 cachoeiras. A Trilha das Ostras percorre esse trajeto de 6 km passando por todas as cachoeiras com piscinas naturais cristalinas de tons azulados e termina em alto estilo na Queda do Meu Deus, uma cachoeira com 53 metros de altura que ainda contém uma pequena caverna atrás. O passeio dura em média 7 horas. O melhor é contratar uma agência de turismo receptivo local como a da Pousada Arapassu que cobra cerca de R$35,00, incluindo guia e fotos durante o passeio com câmera à prova d'água.






6 - Parque Nacional do Superagui

A ilha do Superagui é vizinha da Ilha do Cardoso, porém fica no lado paranaense do Lagamar no município de Guaraqueçaba, e junto com a Ilha das Peças, do Pinheiro e do Pinheirinho formam o Parque Nacional do Superagui que tem 34mil ha e 50km de praias desertas. A ilha em si não tem muita infraestrutura, mas aí que está a magia.
O acesso pode ser feito de barco em Cananeia mesmo combinando com algum barqueiro em um passeio de cerca de 1h30 ou por Paranaguá, no Estado vizinho, levando 2h. Se sua decisão for por Paranaguá o Fui Acampar tem as melhores dicas.





7 - Ilha do Mel

E ali depois do Parque Nacional do Superagui nós temos a já famosa Ilha do Mel. O acesso principal à ilha é por Paranaguá, mas também pode ser negociado com barqueiros em Cananeia e esse passeio dura 2h. 




8 - Parque Estadual Campina do Encantado

O Parque Estadual Campina do Encantado fica a 52 km de Cananeia, no município vizinho de Pariquera-Açu e abriga a Trilha da Campina (3 km), sua principal atração, em que o visitante pode contemplar fogo saindo do chão, isso mesmo! As turfeiras são acúmulos de matéria orgânica em ambiente lagunar marinho que produziu um grande depósito de gás metano onde através de um furo, feito com uma simples vareta, os guias riscam fósforos para que as chamas brotem do chão. A visitação pode ser agendada através do telefone do Parque: (13) 3856-1002



9 - Estrada-Parque (Apiaí-Iporanga)


Projeto em construção a Estrada-Parque em Iporanga e Sete Barras já consta entre nossos roteiros. A rodovia SP 139 foi interditada no dia 06/01/2014 para a transformação de um trecho de 38 km na primeira Estrada-Parque oficial do Estado de São Paulo. A interdição deve durar até junho de 2015, prazo para conclusão das obras.

Supervisionado pelas Secretarias de Transportes e Meio Ambiente a empresa que ganhou a licitação está usando, ao invés de asfalto, pavimento intertravado que permite a infiltração da água e a redução da emissão de calor. Quando estiver pronta os veículos vão ter a velocidade máxima de 40 km por hora controlada por 12 radares com câmera ao longo do percurso. Não serão permitidos veículos de carga. Nos corredores de fauna haverá redutores de velocidade e sinalização que obriga os motoristas a pararem em caso de animais na pista.
A estrada terá 8 passagens subterrâneas para a fauna terrestre e 6 áreas ligando árvores para serem usadas pelos primatas.A estrutura ainda inclui um pronto-socorro para animais silvestres e o "SAMU animal", um serviço de emergência para animais acidentados que serão deslocados até o Hospital Veterinário do Zoológico Municipal de Sorocaba.




Curta a nossa página oficial no FACEBOOK clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário