1- História
Sim! Cananéia é considerada o primeiro povoado do Brasil e a cidade faz jus à esse título com seu conjunto arquitetônico do século XVI.
O centro histórico é um lugar incrível que nos remete à tempos em que o Brasil era um terreno inexplorado, já que as primeiras bandeiras de exploração saíram da cidade. Os bandeirantes desbravavam essas terras ao mesmo tempo em que levantavam o potencial exploratório das novas terras portuguesas.
As casinhas coloridas feitas de pedra e um tipo de argamassa com conchas e óleo de baleia (SIM, antigamente a caça de baleias fornecia para a cidade energia na forma de óleo, usado na iluminação pública e alimento) são um dos cartões postais da cidade.
E também por essas terras passava a linha do Tratado de Tordesilhas em que dividia a América entre Portugal e Espanha, inclusive temos um marco na Ilha do Cardoso que demarca as terras portuguesas.
Além de toda essa história de períodos coloniais a cidade também guarda surpresas milenares como os sambaquis. Um deles inclusive encontrado na Ilha do Cardoso com mais de 5 mil anos que pode ser o mais antigo do Brasil.
Como também, a trilha Inca de Peabiru que ligava Cananeia à Cusco no Peru. Um sistema de transporte milenar de 5000 km que os antigo povo inca fez, talvez para expansão de território.
"Outros relatos dão conta de que Martin Afonso de Sousa, fundador da Vila de São Vicente, só se fixou naquele trecho do litoral porque, de antemão, dispunha de informações de que, dali, se teria acesso ao caminho que o levaria às minas do Potosía, na Bolívia, e aos tesouros dos incas. Por sua determinação, uma expedição partiu de Cananeia (no litoral da Capitania de São Vicente), em 1 de setembro de 1531, com o mesmo destino, sob o comando de Pedro Lobo, tendo Francisco das Chaves como guia. Seguindo por um antigo caminho indígena que entroncava com o Caminho do Peabiru, esta expedição desapareceu, chacinada pelos indígenas guaranis nas proximidades de Foz do Iguaçuquando da travessia do Rio Paraná."
2 - Ecoturismo
Cananéia está encravada na maior porção de Mata Atlântica contínua do Brasil e de um corredor de vida marinha denominado Lagamar, que aliás foi considerado em 1999 como O MELHOR DESTINO DE ECOTURISMO DO MUNDO pela revista americana Condé Nast Traveler:
O Parque Estadual da Ilha do Cardoso é o coração do Lagamar e a coroação do ecoturismo cananeense. Diariamente dezenas de passeios saem da Av. Beira Mar em direção à ilha onde podem ser avistados golfinhos em ambiente natural. Aliás, no litoral de São Paulo, Cananéia é a única cidade que explora o WhaleWatching, uma modalidade turística que quer dizer avistamento de cetáceos (baleias) ou, no nosso caso, golfinhos.
Curta a nossa página oficial no FACEBOOK clicando aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário